sexta-feira, 10 de maio de 2013


Indeciso entre Linux, Mac ou Windows?


Saiba que todos tem as suas vantagens e desvantagens e é delas que vamos falar neste artigo.

Um dia chegará o momento em que terá que escolher qual o sistema operativo que pretende utilizar, se é, que já não chegou.

De qualquer forma, e mesmo que já tenha escolhido, ainda vai a tempo de mudar. Pelo menos se pretender mudar de Windows para Linux ou Vice Versa, uma vez que o sistema operativo da Apple está intrinsecamente ligado ao Hardware.

Caso a sua escolha seja Windows apenas terá que escolher a versão que pretende instalar (Ultimate, Profissional, windows 7, windows xp,etc), mas caso seja linux terá que analisar quais as suas necessidade antes de optar por uma das muitas distribuições disponíveis.
No caso dos MAC, basta escolher o computador que mais lhe agrada que vem tudo incluído.

Windows 





O windows é o sistema operativo dominante. Ou seja, que detêm a maior quantidade de utilizadores à volta do globo. 
Possui um leque muito elevado de software e jogos, e a comunidade de suporte é também muito maior devido à sua utilização.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas. Por ser o sistema operativo mais utilizado, também é o que possui a maior colecção de Software malicioso (virus, adware, malware, worms, etc.) que podem prejudicar gravemente o seu computador bem como prejudicar gravemente a sua segurança/privacidade colocando  em risco a sua informação confidencial.

Contudo é considerado o mais fácil de utilizar e o mais intuitivo. 


Linux


O sistema operativo Linux é bem conhecido mundialmente por ser extremamente bom, fiável e estável em servidores.

Contrariamente ao Windows que possui um elevado leque de software disponível  com linux já não é bem assim. Principalmente no que toca a drivers. Enquanto que maior parte dos dispositivos que podem ser conectados a um PC Windows já possuem controladores específicos, em linux por vezes isso não acontece. Tem que se esperar primeiro que este sejam lançados para Windows e só posteriormente é que se analisa para ver se justifica a sua conversão para Linux.

Uma grande desvantagem deste sistema operativo é a complexidade da sua configuração e/ou utilização, pois não está acessível a maior parte dos utilizadores. Apenas utilizadores com alguns conhecimentos conseguirão utiliza-lo sem dificuldade.

A boa notícia é que se tem trabalhado arduamente em tornar o linux mais amigável para o utilizador. Distribuições como o Ubuntu, Fedora, Open Suse e Mint provam isso mesmo.

Outra grande vantagem é o facto deste ser totalmente gratuito. 

A tendência é tornar o Linux tão bom e tão acessível como outro sistema operativo. E na minha opinião estão a consegui-lo.

MAC




Há quem diga que depois de se ter um Mac dificilmente se muda para outro sistema operativo.

A verdade é que o sistema operativo da Apple é bastante seguro e estável. 
Existem muito pouco software malicioso tornando-o num software seguro.

Mas nem tudo é positivo acerca de computadores com o sistema operativo Apple.

Quando pensar em comprar um dispositivo Apple, terá que pensar que vai ficar mais caro do que uma das outras duas opções e vai ter mais dificuldade em encontrar software por a Apple ser bastante fechada.

Os componentes de hardware vem soldados entre si, ou seja, nem pense em tentar montar o seu proprio MAC. Poucas são as peças que podem ser trocadas com facilidade (Disco e RAM).

Penso que como tudo, primeiro é necessário avaliar as nossas necessidades e só depois avançar para a escolha.

Todos os sistemas operativos tem as suas vantagens e desvantagens. Penso que deve considerar custo e necessidades antes de tomar a sua decisão.

Windows, Linux ou Mac? O que vai escolher?


Sem comentários:

Enviar um comentário