quarta-feira, 7 de agosto de 2013





O Neuromarketing é a ciência que estuda as reações do cérebro diante de determinados estímulos, utilizando técnicas neurocientíficas que permitem compreender de maneira aprofundada os comportamentos do consumidor. Esta técnica consiste num método de pesquisa capaz de analisar comportamentos inconscientes e prever decisões do consumidor através do estudo sensório-motor, cognitivo e afetivo dos consumidores, relativamente a estímulos de marketing.


Assim, o Neuromarketing visa compreender as motivações de compra do consumidor fora do seu estado cognitivo (estado não racional), utilizando os instintos, sentidos e emoções para gerar o impulso de compra.
Estudos demonstram como o cérebro inconscientemente nos prepara para tomar decisões. São os poucos segundos que antecedem a nossa decisão consciente que definem a compra. Assim, é possível prever qual será a escolha do consumidor, antes mesmo de ele a ter feito de forma consciente.


Através de tecnologias como Ressonância Magnética Funcional, Eletroencefalografia e Steady State Topography, (SST) os pesquisadores nesta área medem as alterações na atividade cerebral de diferentes partes do cérebro e mudanças no seu estado fisiológico, incluindo alterações da frequência cardíaca, respiratória e resposta galvânica da ele (GSR - mede a atividade elétrica das glândulas que produzem suor nas palmas das mãos e pontas dos dedos). Estas técnicas de pesquisa são utilizadas em Neuromarketing para se perceberporquê os consumidores tomam as decisões que tomam, e qual parte do cérebro lhes está a dizer o que fazer.




Como exemplo de referência temos a google, que recentemente utilizou serviços de pesquisa de Neuromarketing para revolucionar SEO e para medir os pensamentos de consumo relativamente aos seus anúncios e produtos. 


Em marketing, a neurociência colabora de forma a indicar às empresas quais as formas de comunicação e publicidade mais eficazes junto do seu consumidor. É por esta razão que o Neuromarketing se torna cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa, uma vez que antecipar as reações e comportamentos do consumidor é uma mais valia para se evitar desperdícios de produção ou campanhas de marketing e para se poder maximizar o lucro de venda.


Vânia Oliveira

Marketeer

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