Compras Online
Como homens e mulheres diferem no
seu comportamento
Se investirmos algum do nosso tempo a estudar os hábitos comportamentais dos nossos clientes relativamente às compras que fazem, um dos aspetos mais relevantes, é a diferença de comportamento entre homem e mulher.
As compras online merecem também um olhar atento para estes aspetos, pois mesmo no que diz respeito à interação nas redes sociais, enquanto no Facebook cerca de 40 % das pessoas que interagem connosco são do sexo masculino, no Twitter esta percentagem sobe para os 70 %.
Se investirmos algum do nosso tempo a estudar os hábitos comportamentais dos nossos clientes relativamente às compras que fazem, um dos aspetos mais relevantes, é a diferença de comportamento entre homem e mulher.
As compras online merecem também um olhar atento para estes aspetos, pois mesmo no que diz respeito à interação nas redes sociais, enquanto no Facebook cerca de 40 % das pessoas que interagem connosco são do sexo masculino, no Twitter esta percentagem sobe para os 70 %.
Ora estas diferenças de
comportamento, afectam determinantemente a forma como devemos postar em cada uma
destas redes.
Se analisarmos estas diferenças entre homens e mulheres quanto se trata de
pesquisar produtos, fazer compras online e compartilhar descobertas com outras
pessoas, verificamos:
Os homens são mais aptos a:
·
Ler com pormenor as descrições dos
produtos
·
Pesquisar nas redes sociais e comparar
com produtos semelhantes
·
Entrar em anúncios nos motores de busca
·
Usar navegação filtrada
·
Procurar por itens e por tipo de
produto, em vez da marca
As mulheres são mais aptas a:
·
Serem
influenciadas por gráficos topo
de gama
·
Assistir a vídeos ligados a itens de
vestuário
·
Navegar em produtos similares
·
Interagir com e-mail marketing
·
Conversar on-line com lojas reps
·
Resgatar cupons e aproveitar promoções
·
Procurar por itens de marca em vez de tipo
·
Comprar algo não completamente
pesquisado se poder ser devolvido
Vi há dias um infográfico da
MineWhat que ilustra estas diferenças e aponta para padrões interessantes no que diz respeito às respostas que o
marketing pode dar a estas diferenças de comportamento.
Encontrar um equilíbrio que
satisfaça pode ser um pouco complicado, mas a incorporação de componentes-chave,
interacção online e conteúdos detalhados, podem ajudar.
FORMAÇÃO MARKETING João Maia H2.3 - Web Marketing |
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