quinta-feira, 8 de janeiro de 2015




Crescimento das REDES SOCIAIS

Embora o Facebook continue a liderar no ranking das redes sociais no que diz respeito ao número de aderentes, o seu crescimento tem vindo a abrandar. Em contrapartida Tumblr e Pinterest são os líderes de crescimento, aumentando seus usuários ativos em 120% e 111%, respetivamente.
O Facebook adicionou apenas 6% à sua base de membros e 2% à sua lista de usuários ativos nos últimos meses, com taxas de crescimento muito abaixo do resto das plataformas sociais analisadas como o Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube e Google+. 

Excluindo a China onde o Facebook é proibido, num estudo alargado em 32 países com mais de 40.000 pessoas contactadas, quatro em cada cinco utilizadores diz ter uma conta no Facebook.
No entanto países como os  Estados Unidos ou Reino Unido, os mais jovens começam a perder o interesse neste gigante das redes sociais. Comportamentos como o partilhar de fotos e mensagens de amigos estão a cair cerca de 20 %.

O interessante de analisar e digno de relevo, é que não se verifica nenhum fenómeno de canibalismo de uma rede por outra. O que se verifica é um crescimento multi-rede, em que um usuário pode estar presente em várias redes sociais.

Esta é de facto a grande tendência.

Para as Empresas é essencial estar presente em redes sociais  com crescimento exponencial nos mercados mais importantes, Europa, Américas, Asia, como o Google+, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube e claro o Facebook. 

Compete aos marketers e empresas de SEO ajudarem os seus clientes , a se posicionarem nestas redes com conteúdos de interesse, linkados com os seus web sites, gerando trafego e criando critério de procura para o seu mercado.

João Maia