quinta-feira, 19 de março de 2015

+ Conteúdos - Os " LISTICLES "

Nos último ano, ano e meio, a otimização para os motores de busca, SEO, tem se centrado nos conteúdos ( marketing de conteúdo ) como paradigma para a obtenção de melhor visibilidade.

Afastando-se dos tradicionais meios, a chave do sucesso tem sido a forma como as mensagens são apresentadas, curtas e criativas, através dos infográficos ou vídeos, apelando às ações sociais ( viral ).

Existe um tipo de apresentação de conteúdo que está de novo a ter sucesso, “ a lista “ ( listicle ) que podemos ver diariamente no face book ou google +. É simplesmente um post em formato de lista em que cada ponto pode ser apoiado por um gif ou imagem relevante, para manter os leitores envolvidos.



Com certeza que se lembra de ver algo intitulado como “ 10 coisas que pode oferecer no dia do pai “ , isso é um listicle. Não estou a falar em nada de novo, os marketeers sempre usaram esta forma de apresentar o produto ao longo dos tempos. O que é relevante, é o uso deste diorama em alguns sites que têm tido grande sucesso como o Buzzfeed.
Se pensarmos nos motivos deste sucesso, remetemos para explicações lógicas que envolvem a nossa mente.

Por definição o nosso cérebro adora listas em contraponto  à informação que é apresentada onde não se encontre um padrão de assimilação rápida .
A listicle, tem por norma uma breve introdução e conclusão, assim como os produtos ou serviços apresentados são altamente relacionáveis entre eles e de fácil digestão, uma vez que as imagens adicionadas aos pontos funcionam como descrições. 
Ao mesmo tempo, o leitor poderá ter de imediato a percepção temporal da leitura do post, em função do número de pontos, o que também facilita a leitura completa da lista.

Podemos aproveitar cada um dos pontos listados,  para linkar para o nosso site e assim criar tráfego extremamente importante para o PageRank dos SERPS.

João Maia
H2.3 - Web Marketing


Sem comentários:

Enviar um comentário