quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Design para SEO


Ao projetar um novo site, o SEO é muitas vezes um pensamento posterior, esquecido completamente ou visto como um obstáculo no caminho para produzir um bom trabalho.



Quanto mais cedo se pensar no SEO, melhor. A decisão quanto à estrutura pode fazer a grande diferença e poderá ser difícil muda-la mais tarde.



Webdesign bem sucedido estabelece um equilíbrio entre um site visualmente agradável e que dá os motores de busca o que eles precisam para permitir que este seja bem classificado. Ficam aqui algumas dicas a considerar:

Boas imagens. Estas podem prender o utilizador e criar uma experiência memorável, mas estas podem não estar a transmitir aos motores de busca a mensagem da Empresa e, portanto, precisam de ser apoiadas por conteúdos relevantes. Por outro lado, os textos são importantes para o SEO, mas quando exageramos na quantidade, tornam-se maçadores e condicionam o Design. Há estratégias informáticas, como esconde-los com um “saber mais” que os revela a quem estiver interessado em ler a totalidade.

Efeitos especiais leves. Recursos para embelezar o site como sombras, borders, transições, animações, técnicas que se construíam em programas como o Photoshop e o Flash, podem hoje ser feitas informáticamente - em CSS e html - sem tornar o site pesado, garantindo assim, tempos de leitura mais rápidos.

Conteúdos partilháveis.  Imagens vistosas e conteúdos de interesse geral facilmente partilhaveis também geram tráfego para o site, e promovem a renovação de conteúdos, portanto, porque não aproveitar a relevância das redes sociais? 

Ao longo dos últimos anos, o Google tem se tornado cada vez mais eficaz na segmentação do que considera ser sites de baixa qualidade, reduzindo a sua importância nos resultados da pesquisa. Mesmo com o aumento da consciência sobre SEO, ainda é verdade que a maioria dos sites são criados sem pensar na sua optimização.  Mas o SEO não precisa de ser uma dor de cabeça... basta considera-lo atempadamente.


Beatriz Duval
Designer


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015




Crescimento das REDES SOCIAIS

Embora o Facebook continue a liderar no ranking das redes sociais no que diz respeito ao número de aderentes, o seu crescimento tem vindo a abrandar. Em contrapartida Tumblr e Pinterest são os líderes de crescimento, aumentando seus usuários ativos em 120% e 111%, respetivamente.
O Facebook adicionou apenas 6% à sua base de membros e 2% à sua lista de usuários ativos nos últimos meses, com taxas de crescimento muito abaixo do resto das plataformas sociais analisadas como o Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube e Google+. 

Excluindo a China onde o Facebook é proibido, num estudo alargado em 32 países com mais de 40.000 pessoas contactadas, quatro em cada cinco utilizadores diz ter uma conta no Facebook.
No entanto países como os  Estados Unidos ou Reino Unido, os mais jovens começam a perder o interesse neste gigante das redes sociais. Comportamentos como o partilhar de fotos e mensagens de amigos estão a cair cerca de 20 %.

O interessante de analisar e digno de relevo, é que não se verifica nenhum fenómeno de canibalismo de uma rede por outra. O que se verifica é um crescimento multi-rede, em que um usuário pode estar presente em várias redes sociais.

Esta é de facto a grande tendência.

Para as Empresas é essencial estar presente em redes sociais  com crescimento exponencial nos mercados mais importantes, Europa, Américas, Asia, como o Google+, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube e claro o Facebook. 

Compete aos marketers e empresas de SEO ajudarem os seus clientes , a se posicionarem nestas redes com conteúdos de interesse, linkados com os seus web sites, gerando trafego e criando critério de procura para o seu mercado.

João Maia